Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Cenários e diagnósticos Arquitetura Organizacional

Arquitetura Organizacional

Os recentes desafios do contexto da gestão corporativa, que têm impactado diretamente o setor público, pressupõem um novo ordenamento na estrutura das organizações, o qual deve proporcionar a interface para as mudanças na gestão dos órgãos públicos a fim de que se possa transpor a barreira do modelo tradicional de administração. O conceito de arquitetura organizacional tem sido utilizado como instrumento de transformação para a adequação das necessidades institucionais.

Arquitetura organizacional é a forma de articulação ou o modus operandi dos vários sistemas, estruturas, processos e estratégias que constituem uma instituição. A arquitetura inclui a estrutura formal, o projeto de práticas de trabalho, a natureza da organização informal – cultura organizacional, os estilos de operação e os processos de seleção, socialização e desenvolvimento de pessoas. (Nadler, 2000)

A literatura sobre gestão empresarial elenca cinco dimensões que influenciam a escolha da arquitetura adequada da organização frente a seus desafios de negócio: estratégia; estrutura; processo; pessoas e sistema de recompensa. A dimensão estratégia determina as metas e objetivos da organização; a dimensão estrutura define a forma como a organização distribui internamente o poder e a autoridade; os processos descrevem os fluxos de informações que perpassam toda a organização; na dimensão pessoas definem-se as políticas e diretrizes de recursos humanos, as quais estabelecem o sistema de recompensas que influencia a motivação e o comprometimento dos servidores com os objetivos estratégicos.

O Painel Estratégico da Justiça Federal para o perído de 2012-2016, a arquitetura organizacional está elencada como fator crítico de sucesso do objetivo estratégico fortalecer o clima organizacional e o bem estar dos magistrados e servidores a necessidade de que a estrutura e o desenho organizacionais dos órgãos que compõe a Justiça Federal estejam harmonizados com sua estratégia.

Para atender a esse fator crítico que impacta diretamente no clima organizacional, o Conselho da Justiça Federal elaborou o Programa de Uniformização da Arquitetura Organizacional da Justiça Federal que foi, inicialmente, dividido em dois projetos: estudo sobre a uniformização modular das estruturas de cargos e serviços das varas federais e adequação da arquitetura organizacional do Conselho às determinações legais enquanto órgão central de sistema da Justiça Federal. O encerramento dos dois projetos está previsto para 2011 e a implantação de seus produtos acontecerá durante o curso do ano de 2012.

Ações do documento

portlet-pejf

portlet-meta5-2012

portlet-cadeia